
O Seguro Condomínio é uma forma de se prevenir contra danos e riscos de queda de raio, incêndio, explosões e eventuais fenômenos que provoquem sua destruição total ou parcial.
Sua contratação, sejam os condomínios horizontais ou verticais, compostos por prédios comerciais, residenciais, consultórios, escritórios, shoppings, é obrigatória desde 1964.
Pois bem, o seguro condomínio é obrigatório por lei, contido também no art. 1.346 do Código Civil, incluindo edificações de todo tipo, desde prédios e edifícios, condomínios fechados de casas e condomínios comerciais.
Após a liberação do condomínio para habitação, o seguro deve ser contratado nos primeiros 120 dias, estando sujeito a pena de multa mensal.
Existe apenas uma modalidade do seguro condomínio?
O seguro condomínio obrigatório apresenta duas modalidades de coberturas básicas desde julho de 2011, sendo elas a simples e ampla, que poderão ser complementadas com os devidos adicionais.
Qual a diferença entra as coberturas do seguro condomínio?
A cobertura básica simples cobre riscos contra incêndio, raio dentro do perímetro onde o imóvel se localiza, e explosão. No caso de existirem outros riscos aos quais o condomínio estiver sujeito, deverão ser contratadas as coberturas adicionais específicas.
Diferente da primeira, a cobertura básica ampla cobre uma amplitude muito maior de risco, como quaisquer eventos que possam danificar materialmente o bem segurado. Além disso, as seguradoras agregaram à contratação o seguro multirrisco, que adiciona garantias que sejam do interesse comum do condomínio.
As coberturas podem variar entre as seguintes:
- Responsabilidade Civil do Condomínio: reembolsa quantias pagas em indenizações de responsabilidade do condomínio.
- Responsabilidade civil do síndico: reembolsa quantias pagas a danos involuntários que estão relacionadas ao síndico, seja por má gestão do imóvel ou negligência não intencional.
- Responsabilidade Civil da Guarda de Veículos: subdivide-se em duas outras coberturas, a simples e a ampla, sendo a primeira contra danos de incêndio, roubo, furto mediante ameaça ou violência. A modalidade ampla agrega indenização de prejuízos causados ao veículo e colisão.
- Danos elétricos
- Vendaval e impacto de veículos
- Quebra de vidros e anúncios luminosos
- Roubo ou furto
Após essa explanação sobre o seguro condomínio, basta clicar no botão abaixo para solicitar uma cotação na Lex Corretora de Seguros!