fbpx

Susep lança novas regras no seguro de Lucros Cessantes

Susep

De acordo com a CIRCULAR SUSEP Nº 560, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2017, as seguradoras a partir de 01 de Janeiro de 2018, devem se adaptar a Circular. 

O que são Despesas Fixas nos Seguros Empresariais ?

Despesas fixas  são as despesas próprias do negócio do segurado que não guardam proporção direta com o movimento de negócios, podendo perdurar integral ou parcialmente, após a ocorrência de evento coberto.

O que é Lucro Liquido nos Seguros Empresariais ?

Lucro líquido é o resultado diretamente gerado pelas atividades operacionais do segurado, antes da provisão para imposto de renda e após a dedução de todas as despesas operacionais, inclusive depreciações, amortizações e despesas financeiras líquidas (despesas financeiras menos receitas financeiras), não computados os resultados obtidos de empresas controladas e coligadas, as receitas e despesas não operacionais e a atualização monetária do balanço. Se porventura as receitas financeiras superarem as despesas financeiras, o excedente verificado será desprezado.

O que é o Lucro Bruto nos Seguros Empresariais?

Lucro bruto é a soma do lucro líquido com as despesas fixas ou, na falta do lucro líquido, é o valor das despesas fixas menos os prejuízos decorrentes das operações do segurado.

O que é a Receita Bruta nos Seguros Empresariais?

Receita bruta: é o valor das vendas líquidas da produção despachada aos clientes, menos os custos de todas as matérias-primas, materiais e insumos usados na produção, deduzindo-se ainda os custos de transporte e, salvo estipulação expressa, aqueles relativos à mão-de-obra dirieta e seus encargos, acrescidos de todas as outras receitas derivadas de suas operações.

Objetivo da Cobertura de Lucros Cessantes:

O objetivo do seguro de Lucros Cessantes é garantir uma indenização pelos prejuízos resultantes da interrupção ou perturbação no movimento de negócios do segurado, causada pela ocorrência de eventos discriminados na apólice. 

O seguro de Lucros Cessantes deve ser contratado optando-se por pelo menos uma das seguintes coberturas básicas:

  1. perda de lucro bruto;
  2. perda de lucro líquido;
  3. perda de receita bruta;
  4. despesas fixas.

Deixe uma resposta

ajax-loader
Rolar para cima