Por que o Seguro de Carro é mais barato para mulheres?

seguro de carro para mulher

A aquisição de um carro envolve diversos compromissos além do pagamento da prestação. Além dos impostos obrigatórios como IPVA e DPVAT, também é necessário estar com a documentação em dia. E apesar de não ser obrigatório, seguro de carro é essencial para garantir a segurança dos motoristas e passageiros.

E para as mulheres, o seguro pode ter algumas vantagens extras. Confira no texto abaixo. 

Mulher paga menos pelo seguro de automóvel

​A grande dúvida que todos possuem é se realmente as mulheres pagam mais barato no seguro de carro. Se um homem e uma mulher tiverem o mesmo modelo de carro, por exemplo, um Renault Sandero, eles vão pagar valores diferentes?

Para a sua surpresa, a resposta é sim. As mulheres pagam mais barato pelo seguro. Isso porque, de acordo com algumas estatísticas, o sexo feminino é mais cuidadoso no volante, ou seja, os riscos de acontecer um acidente e acionar o seguro são menores.

Segundo uma pesquisa divulgada pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito), se a média de motoristas que morrem em acidentes fatais for de 100, apenas 3 deles são mulheres, enquanto 97 são do sexo masculino.

E de acordo com o Detran RS, o número de mulheres dirigindo cresceu cerca de 27% nos últimos 5 anos, enquanto apenas 11% dos homens iniciaram a vida de motoristas de carro. E em relação ao uso de motos, o número foi ainda mais expressivo: 73% entre 2007 e 2011, quase três vezes mais que o número de motociclistas homens.

Em cinco anos, a presença feminina ao volante cresceu 27%, contra 11% entre os homens. O avanço delas foi ainda mais acentuado sobre duas rodas. O número de mulheres motociclistas aumentou 73% entre 2007 e 2011, mais do que o triplo do índice masculino. Ainda de acordo com o Detran, para cada 10 mil mulheres dirigindo, apenas 1,31 se envolveu em acidentes fatais segundo os registros de 2011.

Vantagens do seguro de carro para mulheres 

Pelos índices de acidentes serem mais comuns com homens, as mulheres acabam pagando mais barato e tendo mais vantagens em relação ao seguro de carro. Confira algumas delas abaixo:

  • Valor do seguro: devido aos dados comprovados por pesquisas, as mulheres são mais cuidadosas e pagam mais barato por este motivo. Algumas seguradoras, por exemplo, possuem planos exclusivos para elas.
  • Modelo do carro: o valor do seguro também é medido a partir do modelo do carro. Como são mais precavidas, as mulheres buscam escolher carros menos visados para roubos, o que torna o seguro mais barato também.
  • Região de moradia: cidades com mais incidência de acidentes também contribuem para que o valor do seguro fique ainda mais diferente entre homens e mulheres. Se você quer comprar um Palio usado e mora na Bahia, por exemplo, a diferença pode ser de até R$ 30,00, enquanto no Amazonas pode chegar a quase R$ 100,00.
  • Carro reserva: em alguns planos do seguro de carro para mulheres, o tempo do carro reserva era maior do que para homens. Então se você tiver um Fiat Uno e ele for roubado sem recuperação, você tem uns dias a mais com o carro reserva para continuar com sua rotina.
  • Assistência integral: em algumas seguradoras, o plano feminino inclui assistência diferenciada com profissionais dia e noite disponíveis. Em alguns planos é possível encontrar até mesmo uma central de relacionamento exclusiva.
  • Táxi ou transporte exclusivo: algumas seguradoras oferecem ainda transporte gratuito caso o carro quebre em algum lugar longe do seu destino. Imagina uma mulher ficar sozinha no meio da noite em um lugar completamente desconhecido? Isso não é mais necessário graças a esses pacotes diferenciados.
  • Atendimento mais rápido: em alguns casos, o seguro demanda muito tempo. Por esse motivo os seguros destinados às mulheres oferecem uma ampla cobertura, assim elas não ficam desamparadas em nenhuma região. Neste caso, a seguradora conta com uma rede ampla de parceiros de confiança.

Vale a pena ter seguro de carro ?

Imagine uma mulher voltando de uma viagem de trabalho em seu Fiat Uno e de repente, com uma freada brusca do carro da frente, ela bate. Agora mesmo os dados sendo mais positivos para as mulheres, os acidentes acontecem e é necessário estar preparado e amparado para lidar com estas situações. Por isso o seguro de carro é essencial para homens e mulheres.

  • Roubo ou furto total: em caso de roubos ou furto total sem recuperação do automóvel, as seguradoras fazem um ressarcimento do valor para que você pode adquirir um novo veículo.
  • Natureza: raios ou outros fenômenos podem acontecer e danificar o seu carro. Em alguns planos de seguro, você também conta com assistência para realizar os reparos.
  • Passageiros: em caso de acidentes com passageiros feridos, o seguro cobre todos os gastos médicos ou em alguns casos indenização por morte ou invalidez.
  • Prejuízo causado por outros: no trânsito estamos sujeitos a todas as situações e não sabemos quem está ao nosso lado no volante. Por esse motivo, algumas seguradoras contam com uma cobertura especial para sanar problemas ocasionados por terceiros. Por exemplo: se alguém bater no seu Renault e não tiver condições de arcar com os reparos, você tem a cobertura do seu plano.
  • Reboque: ser rebocado não é uma situação muito agradável, mas em alguns casos como uma pane total pode ser necessário. Sem o seguro você precisaria chamar um profissional até o local onde o carro está para fazer o reparo. Com certeza esse serviço teria um valor bem alto, principalmente pelo deslocamento do profissional.

Neste artigo que preparamos foi mostrado que as estatísticas comprovam que as mulheres são mais conscientes e preocupadas no trânsito, ficando de fora dos maiores índices de acidentes.

Por esse motivo, algumas seguradoras oferecem preços melhores para o sexo feminino e também algumas vantagens extras como assistência mais rápida e carro reserva por mais tempo. E você, é mulher ou conhece alguma que colhe esses benefícios no seguro do carro? Conte pra gente nos comentários e compartilhe o post nas redes sociais com os seus amigos.

Quer ter condições diferenciadas e uma consultoria especializada voltada para a sua necessidade? Clique no botão abaixo e fale com uma de nossas consultoras! 

Deixe uma resposta

ajax-loader
Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: