
Hoje em dia é muito comum os brasileiros pensarem em contratar um seguro residencial. No entanto, muita gente não tem certeza se isso vale a pena. Mas imagine o seguinte: você passa boa parte da sua vida trabalhando para realizar o sonho de construir ou comprar a sua casa própria.
E, como você já deve saber, imprevistos podem acontecer a qualquer momento! Por isso, contratar um seguro residencial pode te ajudar a aproveitar esse sonho com muito mais segurança.
Apesar disso, é muito comum que as pessoas tenham muitas dúvidas sobre o seguro residencial. Mas se você é uma dessas pessoas, não se preocupe!
Hoje, vamos te explicar 5 coisas que você deve saber sobre seguro residencial. Vamos lá?
1. Coberturas básicas do Seguro Residencial
Não importa a seguradora, todos os seguros residenciais possuem coberturas básicas que garantem indenização por danos ao imóvel. Dentro dessas coberturas, estão incluídos prejuízos causados por incêndio, raios e explosões etc.
Quando ocorre sinistro envolvendo incêndio, a seguradora deve ressarcir o proprietário independente da causa do incêndio. Porém, é realizada uma investigação obrigatória, uma vez que incêndios intencionais não são cobertos por seguros.
Já no caso de prejuízos causados por raios ou explosões, a residência segurada deve ter sido atingida diretamente pelo acidente. Dessa forma, a seguradora faz uma avaliação dos danos e indeniza o segurado.
Além disso tudo, grande parte das seguradoras oferece serviço de remoção de entulho nesses casos.
2. Tipos de franquia Seguro Residencial
As coberturas básicas, na maioria das seguradoras, são isentas de franquia. Na apólice do seguro residencial consta o valor máximo de indenização que a seguradora vai pagar em caso de sinistro.
Esse valor geralmente é uma porcentagem que varia de acordo com o tipo de ocorrência. A diferença entre o valor real do prejuízo e o valor que a seguradora restitui, é a franquia que você paga.
Existem casos onde a franquia é mais cara que o reparo em si, e são casos como esse que o segurado arca com os valores sozinho.
As franquias podem ser:
- Simples – Quando o valor do prejuízo ultrapassa o valor de franquia previamente estipulado na apólice. Nesse caso, a seguradora cobre o prejuízo totalmente.
- Dedutível – Quando o segurado precisa pagar uma porcentagem proporcional em qualquer sinistro que ocorra, em que o mesmo aciona o seguro. Esse tipo de franquia é o mais utilizado.
3. Coberturas adicionais Seguro Residencial
Além da apólice com coberturas básicas, é possível adquirir coberturas adicionais, numa apólice que chamamos multirrisco. A seguradora pode oferecer coberturas como:
- Contra roubo e furto – inclui todos os bens que estão dentro do imóvel. Porém, geralmente as seguradoras exigem uma relação dos itens mais caros na apólice.
- Contra danos elétricos – inclui danos causados por problemas provenientes da rede elétrica. Toda a parte elétrica da casa fica segurada, após inspeção e avaliação da seguradora.
- Contra danos causados por fenômenos da natureza – geralmente são englobados por essa cobertura danos provenientes de furacões, tornados, chuvas de granizo, vendavais ou ciclones.
- Contra danos causados por impacto de veículo terrestre ou queda de aeronave – são coberturas baratas, pois são pouco utilizadas. É interessante incluir na apólice, já que acidentes nessa escala causam grandes prejuízos.
- Contra danos causados por enchentes – é bastante útil para quem mora em regiões próximas a rios, canais, represas e outros locais sujeitos a inundação.
- Contra danos causados por desmoronamento – esse tipo de cobertura adicional indeniza o segurado caso a residência desmorone total ou parcialmente, independente da causa.
4. Serviços 24 horas Seguro Residencial
São serviços inclusos na apólice de seguro, que variam de seguradora para seguradora. Geralmente são benefícios com função atrativa para os clientes, para enfrentar a concorrência. Nesses serviços podem estar inclusos:
- Chaveiro
- Eletricista
- Encanador
- Bombeiro hidráulico
- Serviço de desentupimento
- Reparos de eletrodomésticos
- Segurança e vigilância
A seguradora também vai determinar quantos atendimentos por mês estão incluídos na apólice, assim como o valor máximo desses serviços.
5. Riscos excluídos Seguro Residencial
São vários, e é bom estar atento a esses riscos no momento de contratar um seguro residencial. Na lista da maioria das seguradoras, estão excluídos danos causados por:
- Catástrofes que causem estado de calamidade pública.
- Bicicletas.
- Guerras, rebeliões ou comoção civil.
- Desgaste do imóvel por mau uso.
- Roubo ou furto de dinheiro, cartões ou cheques.
- Contaminação por radiação .
- Defeitos já existentes antes da contratação do seguro.
- Prejuízos causados intencionalmente, por má fé ou negligência dos residentes do imóvel.
Algumas destas categorias de prejuízos possuem possibilidade de cobertura através de cláusulas extras.
Faça hoje mesmo o seu seguro residencial e desfrute do sonho da casa própria sem preocupação!
Acima, você aprendeu 5 coisas que você deve saber sobre seguro residencial. E agora que você já entendeu melhor o assunto, já sabe, não é mesmo?
Contrate hoje mesmo o seu seguro residencial clicando no botão abaixo e desfrute do sonho da casa próprio sem preocupação! Nós, aqui da Lex, cuidamos de você e da sua casa!