fbpx

Vale a pena contratar um Seguro para Celular?

seguros para celular

Hoje em dia é comum a oferta de seguros para celular em lojas, junto a venda de smartphones. Mas, será que vale a pena contratar um seguro para celular?

Essa resposta depende de algumas variáveis. A realidade é que muitas vezes o seguro para celular é caro, chegando a custar quase metade do valor do aparelho. Para fins de comparação, um seguro automotivo não chega a 10% do valor de compra do veículo.

Hoje em dia é comum a oferta de seguros para celular em lojas, junto a venda de smartphones. Mas, será que vale a pena contratar um seguro para celular?

Essa resposta depende de algumas variáveis. A realidade é que muitas vezes o seguro para celular é caro, chegando a custar quase metade do valor do aparelho. Para fins de comparação, um seguro automotivo não chega a 10% do valor de compra do veículo.

Por isso, fatores como o valor do celular e locais que o portador frequenta, influenciam diretamente na necessidade de ter ou não um seguro para celular.

Além do valor do seguro, é importante consultar qual a cobertura da apólice e de quanto seria uma possível indenização, por exemplo. É indispensável ler o contrato com cuidado, a fim de evitar contratar algo que não servirá para nada.

Quem pode vender apólices e contratos de seguro para celular?

As próprias operadoras de celular podem oferecer contratos de seguro junto a venda do smartphone. As grandes seguradoras também passaram a oferecer, além de seguros residenciais e veiculares, os seguros para equipamentos, como o celular.

Recentemente, lojas varejistas passaram a oferecer seguro para celular também, devido à alta procura.

Avalie a cobertura do seguro para celular

Na hora de decidir se o seguro para celular serve para você ou não é preciso ter cuidado com as coberturas ao contratar um seguro para celular.

​Muitos seguros para celular cobrem apenas roubo ou furto qualificado do aparelho, que são crimes distintos.

Roubo do aparelho é feito mediante violência física ou ameaça por alguma arma. Já o furto qualificado se dá quando é praticado por duas ou mais pessoas. Muitas pessoas não se atentam a esses detalhes e acabam contratando seguros que os deixam na mão.

Danos à estrutura física do aparelho não são cobertos pela maioria dos seguros, sendo necessária inclusão de uma cobertura adicional. Se você está disposto a pagar mais caro, pode ser uma boa opção.

Análise o valor da franquia seguro para celular

Ao acionar o seguro em caso de sinistro, você deve pagar um valor para a seguradora. Esse valor pode ser fixo, ou uma porcentagem do valor do aparelho, dependendo do contrato.

É interessante avaliar condições como a marca do aparelho, ano de lançamento e modelo. Assim, você consegue estimar o quanto esse aparelho vai desvalorizar com o tempo.

Através dessa análise você consegue avaliar se vale a pena contratar um seguro para celular. Muitas vezes vale mais apenas guardar esse valor, caso precise adquirir outro celular.

Como é feita a indenização do seguro para celular?

A indenização pode ser paga em dinheiro ou através de outro aparelho semelhante ou igual ao perdido. Caso o seguro tenha sido contratado através de uma loja varejista, é possível que o valor da indenização seja convertido em produtos.

Quando a indenização é paga em dinheiro, geralmente se trata do valor do aparelho menos a franquia, que é descontada. A indenização pode ser também apenas uma porcentagem do valor do aparelho.


​Além disso, a apólice do seguro deve informar de maneira clara como será feito esse pagamento.

Restrições seguro para celular

Apesar do que muitos acreditam, não é qualquer celular que pode ser segurado. A grande maioria das seguradoras só aceitam celulares novos, com nota fiscal de compra.

Para acionar o seguro de celular em caso de roubo ou furto

Em hipótese nenhuma deixe de dar seu depoimento na delegacia! O boletim de ocorrência, além de comprovar as informações que você está dando, é necessário para acionar o seguro.

Do contrário, você não tem como comprovar que o que houve está dentro da cobertura do seu seguro. E isso pode causar muita dor de cabeça. O que, normalmente, é o que leva a maioria das pessoas a contratar um seguro.

Além do boletim, também será necessário apresentar a nota fiscal de compra do aparelho e documento de identificação.

Conheça nossas opções de seguro para celular!

Como você viu, apesar do preço ser um pouco elevado quando comparado com outros seguros.

É muito interessante analisar as variáveis acima e descobrir se o seguro celular vale a pena para você.

Também é preciso levar em consideração que, hoje, imaginar ficar sem o celular, para a maioria das pessoas é, simplesmente, impensável.
Principalmente para quem usa o aparelho para o trabalho. O que tem se tornado cada vez mais comum atualmente.

Por isso, antes de contratar o seu seguro para celular, veja as opções e condições super especiais que, nós, da Lex, preparamos para você! Pois, como você já sabe, aqui na Lex, nosso melhor plano é a sua segurança!

Deixe uma resposta

ajax-loader
Rolar para cima