
Hoje em dia é comum a oferta de seguros para celular em lojas, junto a venda de smartphones. Mas, será que vale a pena contratar um seguro para celular?
Essa resposta depende de algumas variáveis. A realidade é que muitas vezes o seguro para celular é caro, chegando a custar quase metade do valor do aparelho. Para fins de comparação, um seguro automotivo não chega a 10% do valor de compra do veículo.
Hoje em dia é comum a oferta de seguros para celular em lojas, junto a venda de smartphones. Mas, será que vale a pena contratar um seguro para celular?
Essa resposta depende de algumas variáveis. A realidade é que muitas vezes o seguro para celular é caro, chegando a custar quase metade do valor do aparelho. Para fins de comparação, um seguro automotivo não chega a 10% do valor de compra do veículo.
Por isso, fatores como o valor do celular e locais que o portador frequenta, influenciam diretamente na necessidade de ter ou não um seguro para celular.
Além do valor do seguro, é importante consultar qual a cobertura da apólice e de quanto seria uma possível indenização, por exemplo. É indispensável ler o contrato com cuidado, a fim de evitar contratar algo que não servirá para nada.
Quem pode vender apólices e contratos de seguro para celular?
As próprias operadoras de celular podem oferecer contratos de seguro junto a venda do smartphone. As grandes seguradoras também passaram a oferecer, além de seguros residenciais e veiculares, os seguros para equipamentos, como o celular.
Recentemente, lojas varejistas passaram a oferecer seguro para celular também, devido à alta procura.
Avalie a cobertura do seguro para celular
Na hora de decidir se o seguro para celular serve para você ou não é preciso ter cuidado com as coberturas ao contratar um seguro para celular.
Muitos seguros para celular cobrem apenas roubo ou furto qualificado do aparelho, que são crimes distintos.
Roubo do aparelho é feito mediante violência física ou ameaça por alguma arma. Já o furto qualificado se dá quando é praticado por duas ou mais pessoas. Muitas pessoas não se atentam a esses detalhes e acabam contratando seguros que os deixam na mão.
Danos à estrutura física do aparelho não são cobertos pela maioria dos seguros, sendo necessária inclusão de uma cobertura adicional. Se você está disposto a pagar mais caro, pode ser uma boa opção.
Análise o valor da franquia seguro para celular
Ao acionar o seguro em caso de sinistro, você deve pagar um valor para a seguradora. Esse valor pode ser fixo, ou uma porcentagem do valor do aparelho, dependendo do contrato.
É interessante avaliar condições como a marca do aparelho, ano de lançamento e modelo. Assim, você consegue estimar o quanto esse aparelho vai desvalorizar com o tempo.
Através dessa análise você consegue avaliar se vale a pena contratar um seguro para celular. Muitas vezes vale mais apenas guardar esse valor, caso precise adquirir outro celular.
Como é feita a indenização do seguro para celular?
A indenização pode ser paga em dinheiro ou através de outro aparelho semelhante ou igual ao perdido. Caso o seguro tenha sido contratado através de uma loja varejista, é possível que o valor da indenização seja convertido em produtos.
Quando a indenização é paga em dinheiro, geralmente se trata do valor do aparelho menos a franquia, que é descontada. A indenização pode ser também apenas uma porcentagem do valor do aparelho.
Além disso, a apólice do seguro deve informar de maneira clara como será feito esse pagamento.
Restrições seguro para celular
Apesar do que muitos acreditam, não é qualquer celular que pode ser segurado. A grande maioria das seguradoras só aceitam celulares novos, com nota fiscal de compra.
Para acionar o seguro de celular em caso de roubo ou furto
Em hipótese nenhuma deixe de dar seu depoimento na delegacia! O boletim de ocorrência, além de comprovar as informações que você está dando, é necessário para acionar o seguro.
Do contrário, você não tem como comprovar que o que houve está dentro da cobertura do seu seguro. E isso pode causar muita dor de cabeça. O que, normalmente, é o que leva a maioria das pessoas a contratar um seguro.
Além do boletim, também será necessário apresentar a nota fiscal de compra do aparelho e documento de identificação.
Conheça nossas opções de seguro para celular!
Como você viu, apesar do preço ser um pouco elevado quando comparado com outros seguros.
É muito interessante analisar as variáveis acima e descobrir se o seguro celular vale a pena para você.
Também é preciso levar em consideração que, hoje, imaginar ficar sem o celular, para a maioria das pessoas é, simplesmente, impensável.
Principalmente para quem usa o aparelho para o trabalho. O que tem se tornado cada vez mais comum atualmente.
Por isso, antes de contratar o seu seguro para celular, veja as opções e condições super especiais que, nós, da Lex, preparamos para você! Pois, como você já sabe, aqui na Lex, nosso melhor plano é a sua segurança!