4 motivos para contratar um Seguro de Transporte hoje mesmo!

seguro transportes

Contratar um seguro é uma tarefa que desperta sentimentos ambíguos: você não quer precisar usar o seguro, mas também não quer sentir que o dinheiro investido está sendo jogado fora.

Esse tipo de pensamento é bem comum, principalmente quando estamos falando de seguro de transporte.

No entanto, como você sabe, hoje em dia é preciso estar preparado para possíveis acidentes. Por isso, para driblar esse sentimento, é recomendável que encare o seguro como um investimento.

Afinal de contas, investir em segurança é sempre uma ótima decisão. Sobretudo, quando falamos em prevenção de danos financeiros.

Para ajudar você a entender o quanto é importante contratar um seguro de transporte, nós da Lex corretora listamos 4 motivos para contratar um seguro de transporte. Ficou curioso? Descubra abaixo quais são eles!

Seguros obrigatórios

Para comercializar seus produtos, o proprietário da carga precisa pagar um seguro obrigatório.

Além do seguro contratado pelo proprietário da carga, o transportador também é obrigado por lei a contratar um seguro. São eles:

  • Seguro Transporte Nacional, de responsabilidade do proprietário da carga.
  • Responsabilidade civil do Transportador Rodoviário de Carga, RCTR-C, contratado pelo transportador.

Lembrando que o seguro transporte cobre prejuízos de responsabilidade do transportador, como colisões e capotamento do veículo.

Ou seja, mesmo que o transportador possua uma Dispensa do Direito de Regresso, DDR, deve contratar o seguro obrigatório RCTR-C, já que a Dispensa só é válida em caso de roubo de carga.
Isso esclarecido, podemos seguir para os 4 motivos para contratar um seguro de transporte.

4 motivos para contratar um seguro de transporte hoje mesmo

É claro que existem vários motivos que influenciam nessa decisão. No entanto, abaixo, separamos os 4 motivos principais para contratar um Seguro de Transporte . Veja quais são eles:

1 – Garantir estabilidade do negócio

Ao contratar um seguro de transporte o objetivo é estar preparado frente a um imprevisto. Antecipar possíveis acontecimentos que podem acarretar perda de rentabilidade do negócio é importante.

Assim, com a contratação do seguro de transporte, mesmo em caso de sinistro, o negócio consegue se manter de maneira contínua e estável, do ponto de vista econômico.

2 – Mitigar e evitar impactos negativos no negócio

O transporte de grandes volumes de produtos, ou mesmo de produtos muito valiosos, pode se tornar inviável, caso a transportadora não conte com um seguro transporte.

A ocorrência de um sinistro envolvendo cargas de alto valor impacta financeiramente a transportadora, que não estando preparada, pode enfrentar danos irreversíveis. O que, infelizmente, se torna cada vez mais comum nos últimos tempos.

Ressarcir os bens subtraídos em sinistro é uma tarefa difícil, e sem a cobertura de um seguro de transporte pode se tornar impossível.

A função do seguro transporte nesse caso, é minimizar o possível impacto financeiro sofrido devido ao sinistro. Se possível, até mesmo evitar que o negócio seja impactado de forma negativa.

3 – Gerenciamento de riscos

O seguro de transportes vem, na maioria das vezes, acompanhado de serviço de consultoria e gerenciamento de riscos.

Dessa forma, a seguradora periodicamente estará apresentando novas propostas e ações para corrigir falhas que tornam a empresa alvo de sinistros.

Gerenciar os riscos é uma estratégia vista com bons olhos, já que ao mesmo tempo se está proporcionando a melhoria do serviço e a cobertura dos bens transportados.

4 – Contar com cartas de crédito

É muito comum, principalmente, em relações de comércio exterior, que as transportadoras contem com financiamentos bancários.

Os contratos emitidos pelos bancos, no entanto, costumam demandar que a empresa conte com a contratação de seguro de transporte.

Dessa forma, não suprir as exigências pode acarretar em sanções legais, que chegam a impossibilitar qualquer tipo de financiamento bancário. Assim, consequentemente, a comercialização do produto fica inviabilizada.

Portanto, para poder contar com cartas de créditos é imprescindível contratar um seguro de transporte. E essa, sem dúvidas, também é uma ótima razão para contratar seu seguro de transporte, não é mesmo?

Contrate hoje mesmo seu seguro de transporte!

Por que deixar para amanhã uma prevenção que você pode adotar hoje? Nós da Lex corretora estamos à sua disposição para realizar cotações e tirar dúvidas sobre seguro de transporte!

Entre em contato conosco hoje mesmo e contrate o seu seguro!

Na Lex, nosso melhor plano é a sua Segurança!

Deixe uma resposta

ajax-loader
Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: