fbpx

Seguro automóvel tem coberturas para desastres naturais? O que fazer em uma enchente ou tempestade?

Seguro automóvel tem coberturas para desastres naturais? O que fazer em uma enchente ou tempestade?

​As chuvas já estão castigando algumas cidades. Principalmente nas regiões metropolitanas, há alagamentos e transbordamento de córregos, ocasionando o maior transtorno no trânsito.

Mas o que fazer nessa hora?

​Será que o seu Seguro Auto tem cobertura para enchentes?

Pensando nisso nós da Lex Corretora de Seguros preparamos este artigo para você.

​Caso você tenha contratado um Seguro Total, a resposta é sim. A maioria das seguradoras quando contratada a cobertura compreensiva, cobre sim todos os tipos de desastres naturais, incluindo enchentes, granizos, quedas de árvores e raios, porém para ter direito a essa cobertura, os danos causados ao veículo, devem ultrapassar o valor da franquia.

Exemplo: Eu tenho um veículo cuja franquia é de R$ 1.600,00. Se os danos causados ao carro na hora da enchente, ou uma chuva de granizo por exemplo não ultrapassarem esse valor, não terá cobertura. Isso é muito importante na hora de contratar o seu Seguro Auto.

O valor da franquia é essencial! Na maioria das vezes vale a pena pagar um pouco mais caro no seu Seguro Auto para ter uma franquia reduzida.

Porém, se envolver em um alagamento ou enchente não é tão simples assim. Existem casos em que as seguradoras não paga a indenização, nem mesmo se ultrapassar o valor da franquia.

Mas como isso pode ser possível? Pois bem, vamos a explicação detalhada:

Toda cia seguradora pode fazer uma análise detalhada do sinistro, sendo ele uma batida, uma enchente ou até um roubo. Isso é claro, para evitar fraudes nos seguros. Então, caso seja constatado que o condutor do veículo intensificou o risco no meio de uma enchente, ou seja, tentou entrar em um alagamento para ver se “conseguia passar” ou tentou ligar o motor quando sabia que ele estava imerso em água e outras situações igualmente agravantes, não terá cobertura em hipótese alguma.

Sendo assim, o melhor a fazer neste caso, é não enfrentar os alagamentos, ou se você já estiver em uma situação de risco, em que não dê para sair, desligue seu veículo e abandone o local, procurando um lugar seguro para se abrigar, pois fazendo desta forma, seu carro estará com cobertura e você estará em segurança.

Em caso de Raio

Os raios por sua vez, além de serem muito assustadores e perigosos, podem causar incêndios próximos das estradas, ficando fácil também de atingir os veículos. Novamente, se você tem uma cobertura de Seguro compreensiva (colisão, incêndio, roubo/furto), seu carro estará protegido.

Mas não intimide as tempestades. Se você estiver dentro de seu veículo no momento em que chover muito forte, com queda de raios, fique calmo, diminua a velocidade, pois as pistas tendem a ficar bem escorregadias e com aquaplanagem, sinalize bastante e procure um local seguro em que possa se abrigar até a chuva diminuir ou passar. Fazendo isso, você evita as enchentes e também eventuais colisões que podem ocorrer por causa das chuvas.

Tão importante quanto procurar um lugar seguro, é cuidar sempre da manutenção do seu veículo. Pode não parecer, mas isso acaba salvando a sua vida!


Escrito por Carol Balista

Carol Balista, é loucamente apaixonada por carros, tecnologia e está ligada ao ramo de seguros a mais de 7 anos.

Deixe uma resposta

ajax-loader
Rolar para cima