Quem pode dirigir o carro de acordo com o seguro?

seguro auto

Todo mundo está cansado de saber a importância de fazer um seguro hoje em dia, não é?

Então vamos imaginar que você foi em uma corretora, fechou um seguro para seu automóvel, escolheu as melhores coberturas e a menor franquia.

Mas isso significa que você terá cobertura total em todas as ocasiões?

Qualquer pessoa habilitada pode dirigir seu carro de acordo com o seguro?

Vamos responder essas perguntas hoje.

Para um corretor chegar a lhe apresentar o valor que você pagará pelo seu seguro auto, ele te fará várias perguntas.

Por mais que possa parecer invasivo, não se assuste, é normal. Essas perguntas são realizadas na verdade pelas cias seguradoras a fim de montar um “perfil” do qual servirá de base para a cobrança do seguro auto.

Esse perfil é composto por muitas perguntas, como por exemplo:

  • Nome do Segurado;
  • CPF / CNPJ;
  • Data Nascimento;
  • Estado Civil;
  • Nome do Principal condutor com CPF , data de nascimento e estado civil;
  • Possui garagem exclusiva na residência ?
  • Possui garagem exclusiva no trabalho ?
  • Possui garagem exclusiva na escola / faculdade / cursos ?
  • KM máximo rodado por ano com o veículo;
  • Reside em casa ou apartamento;
  • CEP de Pernoite;
  • Deseja Contratar cobertura para condutores entre 18 e 25 anos ?

Caso alguma dessas perguntas não seja respondida com sinceridade, a seguradora pode não pagar a indenização em caso de um eventual sinistro.

​Pode também até  considerar que houve uma fraude no momento do fechamento do seguro auto ao ser respondido o “questionário de avaliação de risco”.

Quando o corretor pergunta quem é o principal condutor do veículo segurado, deve-se responder a pessoa que dirige o veículo na maior parte do tempo.

Caso não tenha como definir, é preciso informar os dados do condutor mais jovem. Pois na maioria das seguradoras, não temos como listar os condutores, portanto a base será calculada em cima do principal condutor.

Não adianta informar como principal, algum condutor secundário ou esporádico, já que a seguradora pode fazer uma analise detalhada do sinistro, quando for acionada em caso de sinistro. Isso também vale no caso de haver algum condutor menor de 25 anos.

​Este deve ser informado, mesmo que dirija eventualmente, pois se essa informação for omitida e uma batida ocorrer no momento que este condutor estiver dirigindo, não terá cobertura! É verdade que essa questão encarece o seguro, assim como outras coberturas. Mas se ela é mais cara, deve-se a ocorrência dela ser muito maior do que se imagina, e o barato pode sair caro caso não seja informada na hora da contratação do seguro auto.

A questão de garagem também é importante, assim como indicar corretamente o CEP de pernoite do veículo. O risco obviamente é maior nas cidades mais populosas e consideradas mais perigosas. Se na hora de contratar o seguro auto, uma pessoa que mora na capital de São Paulo e circula neste local informar que mora no interior por exemplo, com certeza ficará mais barato do que colocar o CEP correto, mas não terá cobertura, e mais uma vez a seguradora poderá comprovar este fato fazendo uma investigação.

A conclusão que podemos tirar disso tudo, é que, já que você vai pagar um seguro, responda corretamente o perfil, pois só assim você estará realmente segurado e poderá desfrutar da tranquilidade e do bem estar que essa proteção vai te proporcionar.

Agora que você já sabe quem pode dirigir o carro de acordo com o perfil, solicite a cotação do seu Seguro Auto, é só clicar no botão abaixo


Escrito por Carol Balista

Carol Balista, é loucamente apaixonada por carros, tecnologia e está ligada ao ramo de seguros a mais de 7 anos.

Deixe uma resposta

ajax-loader
Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: