
Todo mundo está cansado de saber a importância de fazer um seguro hoje em dia, não é?
Então vamos imaginar que você foi em uma corretora, fechou um seguro para seu automóvel, escolheu as melhores coberturas e a menor franquia.
Mas isso significa que você terá cobertura total em todas as ocasiões?
Qualquer pessoa habilitada pode dirigir seu carro de acordo com o seguro?
Vamos responder essas perguntas hoje.
Para um corretor chegar a lhe apresentar o valor que você pagará pelo seu seguro auto, ele te fará várias perguntas.
Por mais que possa parecer invasivo, não se assuste, é normal. Essas perguntas são realizadas na verdade pelas cias seguradoras a fim de montar um “perfil” do qual servirá de base para a cobrança do seguro auto.
Esse perfil é composto por muitas perguntas, como por exemplo:
- Nome do Segurado;
- CPF / CNPJ;
- Data Nascimento;
- Estado Civil;
- Nome do Principal condutor com CPF , data de nascimento e estado civil;
- Possui garagem exclusiva na residência ?
- Possui garagem exclusiva no trabalho ?
- Possui garagem exclusiva na escola / faculdade / cursos ?
- KM máximo rodado por ano com o veículo;
- Reside em casa ou apartamento;
- CEP de Pernoite;
- Deseja Contratar cobertura para condutores entre 18 e 25 anos ?
Caso alguma dessas perguntas não seja respondida com sinceridade, a seguradora pode não pagar a indenização em caso de um eventual sinistro.
Pode também até considerar que houve uma fraude no momento do fechamento do seguro auto ao ser respondido o “questionário de avaliação de risco”.
Quando o corretor pergunta quem é o principal condutor do veículo segurado, deve-se responder a pessoa que dirige o veículo na maior parte do tempo.
Caso não tenha como definir, é preciso informar os dados do condutor mais jovem. Pois na maioria das seguradoras, não temos como listar os condutores, portanto a base será calculada em cima do principal condutor.
Não adianta informar como principal, algum condutor secundário ou esporádico, já que a seguradora pode fazer uma analise detalhada do sinistro, quando for acionada em caso de sinistro. Isso também vale no caso de haver algum condutor menor de 25 anos.
Este deve ser informado, mesmo que dirija eventualmente, pois se essa informação for omitida e uma batida ocorrer no momento que este condutor estiver dirigindo, não terá cobertura! É verdade que essa questão encarece o seguro, assim como outras coberturas. Mas se ela é mais cara, deve-se a ocorrência dela ser muito maior do que se imagina, e o barato pode sair caro caso não seja informada na hora da contratação do seguro auto.
A questão de garagem também é importante, assim como indicar corretamente o CEP de pernoite do veículo. O risco obviamente é maior nas cidades mais populosas e consideradas mais perigosas. Se na hora de contratar o seguro auto, uma pessoa que mora na capital de São Paulo e circula neste local informar que mora no interior por exemplo, com certeza ficará mais barato do que colocar o CEP correto, mas não terá cobertura, e mais uma vez a seguradora poderá comprovar este fato fazendo uma investigação.
A conclusão que podemos tirar disso tudo, é que, já que você vai pagar um seguro, responda corretamente o perfil, pois só assim você estará realmente segurado e poderá desfrutar da tranquilidade e do bem estar que essa proteção vai te proporcionar.
Agora que você já sabe quem pode dirigir o carro de acordo com o perfil, solicite a cotação do seu Seguro Auto, é só clicar no botão abaixo