Seguro: especialista explica quatro formas para o profissional de contabilidade se blindar

O profissional de contabilidade tem uma responsabilidade muito grande no exercício da sua profissão. Registrar, organizar, demonstrar, analisar, atualizar, interpretar e acompanhar as inúmeras mudanças na legislação tributária diariamente.​

Com o dia a dia atarefado, é importante o Contador pensar em se blindar contra os riscos de responsabilidade civil da profissão, bem como a perda de renda por um acidente ou doença, ter uma reserva financeira para os imprevistos do dia a dia, pensar na aposentadoria, elaborar um plano para que a família mantenha o padrão de vida, que os filhos continuem os estudos e que o processo de sucessão patrimonial esteja garantido na sua falta.

​Pensando nisso, Carlos Cesar Vilas Boas, diretor, sócio e corretor de seguros na Lex Corretora de Seguros, mostra quatro formas para o profissional de contabilidade se blindar através do seguro.

1 – Blindagem na responsabilidade civil do Contador:

​Erro na Auditoria Contábil, erro de cálculo de tributação, perda do prazo de pagamento de darf, responsabilidade por registro e lançamentos contábeis, erros ou fraudes de prepostos, erros em consultas feitas pelo cliente, perda ou danos em documentos de clientes podem causar grandes prejuízos financeiros ao contador.

Manter uma reserva financeira, ou parte do patrimônio para este tipo de problema, não é viável. A solução mais adequada é a contratação do Seguro de Responsabilidade Civil Profissional para Contadores. O seguro garante despesas de defesa, se possível celebrar acordos, ressarcimento e indenizações de condenações.

2 – Blindagem do Contador para manutenção do padrão de vida em caso de doença ou acidente, manter o padrão de vida da família e educação dos filhos e ainda ter um plano para despesas de sucessão profissional e inventário:

O número de acidentes ou diagnósticos de doenças graves são alarmantes no Brasil. Câncer, infarto, AVC, acidentes de trânsito são as causas de morte mais comuns. Ficar afastado das atividades profissionais por acidente ou doença pode comprometer a renda, mesmo que seja assistido pelo INSS, a renda na maioria das vezes não corresponde a 100% do rendimento real do Contador.

Por isso a importância do seguro de Diária de Incapacidade Temporária (DIT). O DIT garante indenização por dias parados por acidente ou doença.

Outra cobertura muito importante, é a cobertura do seguro de diagnóstico de doenças graves. Receber o diagnóstico de doença grave abala a vida do Contador e de toda a família, por isso é importante a contratação deste seguro, pois garante a manutenção dos compromissos financeiros e despesas emergenciais que são geradas pelo tratamento.

Não é necessário usar a indenização para o tratamento. É possível usar a indenização para o que quiser. Como se viu são seguros para usar em vida.

Muitos Contadores se preocupam com a manutenção da atividade profissional do escritório na sua falta ou em caso de invalidez para manter a renda da família e estudo dos filhos.

Porém nem todos familiares têm a capacidade e ou formação para exercer a atividade. Ai fica a dúvida, como vão sobreviver mantendo o mesmo padrão de vida.

Por isso a importância do seguro de vida e de invalidez bem contratado, que garanta a renda da família por pelo menos 5 anos, até a família se restabelecer.

Uma preocupação que deve ser levada em conta é as despesas de inventário. O ideal é, no estudo do seguro de vida, deixar uma verba destinada para esta despesa, pois a indenização do seguro de vida não entra em inventário.

3 – Blindagem do Contador para terceira idade:

Trabalhar muito é natural do profissional da contabilidade. Manter o padrão de vida e ser independente na terceira idade é o desejo. Para conquistar é necessário disciplina e bons investimentos.

Uma das maneiras de investir é contratar um bom plano de previdência privada. Ideal para projetos de longo prazo e aposentadoria.

Na previdência privada a tributação ocorre somente quando houver resgate, é possível abater até 12% da renda bruta tributável no imposto de renda e a previdência privada não entra em inventário.

4 – Blindagem do patrimônio do contador:

Um incêndio, um vendaval, roubo, danos elétricos por raio ou variação na rede ou queima de equipamentos são riscos comuns para qualquer escritório de contabilidade.

Na blindagem patrimonial do Contador, deve-se levar em consideração a contratação do seguro para o escritório.

A decisão é de cada profissional, mas é importante pensar e refletir sobre os investimentos em blindagem profissional e patrimonial tanto do Contador, bem como dos clientes do escritório de contabilidade.

​A Lex Corretora de Seguros é especialista em seguros diferenciados e personalizados. Atua no estado de Minas Gerais e de maneira digital atende todo o Brasil. Com mais de 5.000 clientes protegidos e 23 anos de mercado, levando tranquilidade, pois tem como missão levar proteção e segurança de maneira simples a maior quantidade de pessoas.

Contar com a assessoria de corretores de seguros especializados para montar planos que realmente atendam a necessidade específica de cada profissional e que realmente levem proteção necessária na hora que precisar.

Deixe uma resposta

ajax-loader
Rolar para cima
%d blogueiros gostam disto: