Seguro de Carga no Brasil: tudo o que você precisa saber para contratar o seu

seguro transporte de cargas brasil

Você anda considerando contratar um seguro de carga, mas não tem certeza se isso é algo necessário?

Bom, já imaginou perder todo o valor de uma boa venda por causa de danos às suas mercadorias? Em casos como esse, o prejuízo pode ser decisivo para o funcionamento do seu negócio!

Nesse sentido, garantir que suas vendas sejam entregues com total segurança é garantir parte importante do sucesso financeiro do seu empreendimento. Além da sua reputação.

Afinal, a perda de uma carga pode, facilmente, desestabilizar não apenas a saúde financeira do seu negócio.

Bem como afetar negativamente a reputação de sua empresa, pois os clientes esperam entregas eficientes e seguras quando adquirem um produto.

Portanto, ter um bom seguro de transporte de carga é essencial atualmente!

Contudo, antes de contratar o seguro de carga, é imprescindível conhecer alguns pontos importantes. Como, por exemplo, seu funcionamento e valor.

Por isso, no artigo de hoje, você vai encontrar tudo o que você precisa saber para escolher o melhor seguro para carga para você.

Vamos lá?

O que é Seguro de Transporte?

O seguro de transporte de carga protege as mercadorias desde a saída do fornecedor até a entrega ao comprador.

Ou seja, ele pode proteger os bens em caso de acidente, roubo ou furto e garante indenizações por danos causados à carga.

Entretanto, é bom lembrar que esse tipo de seguro cobre prejuízos apenas à carga, mas não ao veículo que a transporta.

Para este caso, é necessária a contratação de um seguro específico para o veículo. O que, normalmente, é feito por parte da transportadora.

Só para exemplificar, caso haja um acidente onde há perda da carga e do veículo, o seguro de carga ressarcirá o valor das mercadorias transportadas.

Enquanto os danos ao veículo serão de responsabilidade do seguro do veículo.

Como funciona o Seguro de Transporte de Carga?

Primeiramente, é fundamental entender as coberturas que seu seguro oferece. Isto é, a cobertura básica e as adicionais.

Vale dizer ainda que a cobertura básica está disponível em algumas modalidades e cobre danos causados à carga, como acidentes ou danos causados por aumento de temperatura, enchentes, etc.

Caso a cobertura básica não seja suficiente, o segurado pode buscar coberturas adicionais, que acompanham prêmios adicionais.

Normalmente, o seguro de transporte de carga cobre apenas o trajeto até o destino final de entrega da carga. Porém, é possível estender a proteção para períodos em que os bens estiverem em armazéns.

Além disso, é importante frisar que ao contratar um seguro de carga, ele valerá por um determinado período e incluirá as viagens feitas dentro desse período.

Entretanto, se as entregas são muito esparsas ou é um caso de envio único, é interessante optar pelo seguro de carga avulso. Deste modo, a contratação pode ser feita para apenas uma viagem.

Vale ressaltar que o seguro avulso deve ser contratado pelo dono da carga, o seguro de carga avulso não pode ser contratado pela transportadora da carga.

Por fim, se suas mercadorias forem cruzar as fronteiras brasileiras, é necessária a contratação de um seguro de cargas internacionais.



Qual o valor do Seguro de Carga?

O valor do seguro de carga varia de acordo com a seguradora. Isto é, você pode contratar um seguro de carga Bradesco Seguros, Porto Seguro, Allianz, Mapfre, Argo Seguradora, entre outras, e encontrar taxas aplicadas sobre diferentes mercadorias.

Isso é explicado pelos fatores que as seguradoras consideram ao definir um valor para o seguro. Como, por exemplo:

  • Tipo de mercadoria que será transportada (perecível ou não);
  • Tipo de embalagem da mercadoria;
  • Tipo de veiculo que fará o transporte;
  • Período da viagem e local da entrega;
  • Periodicidade das ocorrências da cobertura;
  • Origem e destino;
  • Medidas de gerenciamento de risco;
  • Valores de indenização.

Além disso, a cobertura contratada influenciará o valor do seguro de carga. Isto é, um seguro de carga barato, provavelmente, terá uma cobertura mais básica.

Por exemplo, se o seguro cobrir danos a mercadoria por acidentes com o veículo de transporte, mas não cobrir roubo ou furto da carga, com certeza o valor será mais em conta.

Entretanto, o risco de perder as mercadorias por roubo ou furto, infelizmente, é alto!


Então, ter um seguro que oferece essa cobertura é mais interessante para você.

Por esta razão, você deve avaliar muito bem a sua necessidade antes de optar pelo seu seguro para carga.

Sendo assim, é importante fazer uma boa pesquisa antes de decidir com qual seguradora fechar o seguro de carga e contar com uma corretora de confiança.

Então, como escolher o melhor Seguro de Carga?

Acima, você descobriu como funcionam os seguros de transporte de carga e a importância de contratar um para enviar suas mercadorias com segurança.

Agora, você pode estar se perguntando como escolher o seguro de carga mais adequado para você em meio a tantas opções. Não é mesmo?

Bom, nesse caso, nada melhor do que contar com uma corretora experiente!

Assim, com o apoio de uma equipe qualificada, você terá mais tranquilidade para fechar seus negócios e buscar o sucesso do seu empreendimento!

Pronto para adquirir seu seguro de carga? Então, clique no botão abaixo para fazer sua cotação agora mesmo.

Deixe uma resposta

plugins premium WordPress
Rolar para cima