fbpx

Saiba o que é e como contratar o Seguro Responsabilidade Civil para Engenheiros

seguro rc engenheiros

O seguro de responsabilidade civil para engenheiros surge como uma forma de garantir tranquilidade para o profissional da área e para as empresas de engenharia.

Afinal, todos os profissionais, independentemente da área, estão sujeitos a cometer erros e estar amparados nessas situações faz toda a diferença.

Isso porque as reclamações de terceiros acerca da atuação do profissional podem, facilmente, se transformar em ações judiciais. Que prejudicam a reputação, credibilidade e a carreira do engenheiro.

Inclusive, o número de reclamações e processos judiciais deste tipo cresceu de forma significativa nos últimos 10 anos, devido ao maior acesso ao sistema judiciário pela população.

Além disso, os contratos de prestação de serviços para engenheiros têm ficado cada vez mais exigentes em relação a garantias que diminuam seus riscos.

Por estas razões, neste artigo você encontrará tudo o que precisa saber para contratar um seguro responsabilidade civil engenharia que proporcione suporte para exercer seu trabalho de forma mais tranquila.

Vamos lá?

O que é o seguro de responsabilidade civil profissional para engenheiros?

Como dito acima, o seguro de responsabilidade civil para engenheiros protege o profissional, garantindo segurança para exercer sua profissão.

Assim sendo, ele garante o pagamento de despesas devidas a terceiros para reparar erros, omissões ou negligência ocorrida no exercício da atividade profissional do engenheiro.

Por exemplo, algumas das atividades profissionais incluídas são:

  • Desenvolvimento de Projetos;
  • Realização de obras, sendo elas construções ou reformas;
  • Fiscalização e gerenciamento de obras;
  • Qualquer atividade registrada no CREA ou CAU.

Portanto, é de extrema importância contratar um seguro de responsabilidade civil se você for engenheiro, para não arriscar ter que lidar com desgastantes e onerosos processos judiciais.

Quais são as coberturas existentes no seguro de responsabilidade civil engenharia?

Primeiramente, é interessante que você conheça a diferença entre o seguro de responsabilidade civil e o seguro de risco de engenharia de diversas seguradoras, pois elas oferecem coberturas diferentes.

Por isso, é importante contar com uma corretora de seguros experiente, que possa te apresentar as opções existentes no mercado.

Sendo assim, tenha em mente que as coberturas básicas são pagamentos ou reembolsos de perdas financeiras. Que abrangem lucros cessantes e danos materiais, corporais e morais a terceiros.

Além disso, existem coberturas opcionais, as chamadas “extensões”.

Dentre elas estão despesas de defesa em processos judiciais e emergenciais, gerenciamento de crise e problemas com documentos de clientes.

Outro ponto importante é a vigência da cobertura do seguro de responsabilidade civil para engenheiro, que, normalmente, é de 12 meses.

Entretanto, como falhas profissionais podem ser detectadas depois de algum tempo, geralmente, há um prazo complementar de cobertura.

Ademais, você pode contratar uma extensão de cobertura ainda maior do que o prazo complementar, contratando o prazo suplementar mediante um pagamento adicional.



O que não entra nas coberturas do seguro de responsabilidade civil engenharia?

Apesar das coberturas do seguro responsabilidade civil profissional para engenheiros serem bem completas, existem algumas situações que não são garantidas.

Só para exemplificar, danos que tenham origem exclusivamente acidental ou que tenham origem externa ao serviço ou obra não são cobertos pelo seguro.

Nesse caso deve ser contratado o seguro de risco de engenharia ou responsabilidade civil obras.

Assim como serviços que não sejam relacionados ao escopo da atividade do contratante do seguro. Ou ainda danos sofridos ou reclamados pelos funcionários do segurado.

Além disso, obras, projetos e serviços que não tenham emissão de ART ou RRT também não são garantidos pelo seguro.

Por fim, vale atentar para o período de vigência da apólice. Uma vez que fatos ocorridos antes ou após este período não são cobertos.

Como contratar um seguro de responsabilidade civil para o profissional de engenharia?

Antes de mais nada, você deve saber que todo profissional ou empresa que tenha registro no CREA ou CAU é apto a contratar um seguro de responsabilidade civil para engenheiros.

Em seguida, busque uma corretora de seguros que seja experiente e de confiança.

Deste modo, você contará com profissionais capacitados para tirar todas as suas dúvidas e indicar o melhor seguro de responsabilidade civil e seguro de risco de engenharia.

Neste processo, você poderá conferir as coberturas básicas que o seguro oferece. Além de escolher as extensões que atendem às suas necessidades.

Por fim, você pode optar por apólice aberta, onde há cobertura sobre todas as atividades realizadas pelo segurado, sendo esta a forma mais tradicional de contratação.

Ou ainda, optar pela apólice específica, que cobre apenas um determinado contrato.

Modalidade que, geralmente, é indicada quando o contratante faz alguma exigência específica.

Qual o melhor Seguro de Responsabilidade Civil Engenheiros disponível no mercado?

Acima, você conheceu um pouco mais sobre o que é, como funciona e como escolher um seguro de responsabilidade civil e engenharia.

Agora, para escolher a melhor opção, você pode pesquisar entre as principais seguradoras, sempre atentando aos fatores citados acima.

Entretanto, essa pode ser uma missão bastante trabalhosa e demorada. Por isso, contar com uma corretora de seguros é essencial para evitar dores de cabeça. E na Lex Corretora de Seguros temos uma equipe 100% preparada para te ajudar e te orientar nesse processo.

Pronto para fazer sua cotação? Então, clique no botão abaixo!

Deixe uma resposta

ajax-loader
Rolar para cima